Projeto de Vida
O projeto de vida é voltado para o público jovem de 12 aos 18 anos, que se prepara para transição da adolescência para fase adulta. Essa fase é um marco da adolescência, momento que as crianças começam a desenvolver a capacidade de pensamento abstrato, lógico.
Momento que consiste na capacidade para pensar de forma independente à realidade que se apresenta a nós de forma concreta. Permite ao ser humano pensar em diferentes cenários e possibilidades entre os quais, logicamente, se encontra a realidade concreta. Essa maior sofisticação resulta em melhor percepção do eu e na capacidade de refletir sobre a própria existência.
A transição da infância, oferece oportunidades de crescimento não apenas em dimensões físicas, mas também em competência cognitiva e social, em autonomia, em autoestima e em intimidade" (Papalia, p. 441).
"Esse período também possui grandes riscos. Alguns jovens têm dificuldade para lidar com tantas mudanças de uma só vez e podem precisar de auxílio para superar os perigos ao longo do caminho".
A adolescência é uma época de aumento da diferença, entre a maioria dos jovens, alguns estão direcionados a uma idade adulta satisfatória e produtiva, enquanto uma minoria considerável de aproximadamente 20% terá que enfrentar muitos problemas" (Papalia, p. 441).
Esse período marcado por grandes tribulações, seria de grande ajuda inseri-lo em um programa em que o norteasse direcionado para as fases das escolhas, um projeto de vida.
O projeto de vida tem como objetivo educar e instruir os jovens nas suas escolhas, na sua formação psicossocial, desenvolver sua capacidade de pensamento abstrato, inteligência emocional, relacionamentos, saúde mental e vida profissional, financeira e afetiva, amenizando os impactos das mudanças para vida adulta.