Terapia TCC
A TCC terapia cognitiva comportamental é uma psicoterapia focal, baseada no modelo cognitivo que pressupõe que, em transtornos mentais, o pensamento disfuncional é um elemento importante.
A modificação dos pensamentos disfuncionais leva à melhora sintomática dos transtornos, à modificação de crenças disfuncionais subjacentes e estabelece uma melhora mais abrangente e duradoura.
Por isso é importante demonstrar para o paciente a conexão existente entre pensamento, sentimento e comportamento. E manter o paciente atento a essa relação.
O tratamento irá envolver
Psicoeducação. Identificação, avaliação e modificação de pensamentos automáticos e crenças, identificação das distorções cognitivas
Avaliação, identificação de problemas, delimitação de um foco.
Conceitualização, elaborada de forma colaborativa com o paciente.
Intervenções para diminuir a frequência e a intensidade de pensamentos automáticos negativos e ruminações.
Identificação, questionamento e revisão de pensamentos automáticos negativos.
Identificação e questionamento de regras e suposições visando buscar e testar
alternativas para reduzir a vulnerabilidade do indivíduo.
Prevenção de recaída.
O objetivo final da terapia cognitiva é ensinar o paciente a ser capaz de reconstruir sua cognição, avaliar o que sustenta ou não suas crenças nucleares negativas e o quanto elas são verdadeiras ou não - possibilitando a construção de crenças nucleares e intermediárias alternativas - e colocar suas regras em um continuum, não mais polarizadas em positivo e negativo.
A terapia cognitiva, no seu formato original e nos seus desdobramentos, é uma construção que, sem dúvida, proporcionou uma nova, clara e eficaz estrutura conceitual psicoterápica para uma série de transtornos mentais, um sólido instrumento terapêutico para que os pacientes se tornem capazes de lidar com adversidades e controlar sua doença.