Tratamentos

Transtorno TOC

Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC)

 

As síndromes obsessivo-compulsivas dividem-se em dois subtipos básicos: aquelas nas quais predominam as ideias obsessivas e aquelas nas quais predominam os atos e os comportamentos compulsivos" (Miguel, 1996).

 

Nas síndromes compulsivas, predominam os comportamentos e rituais repetitivos, como lavar as mãos inúmeras vezes, tomar muitos banhos, verificar se as portas estão trancadas por dezenas de vezes, etc., assim como por atos mentais como repetir palavras mentalmente em silêncio, fazer determinadas contas, rezar, etc., em geral em resposta a uma ideia obsessiva" Dalgalarrondo (2008).

 

Um trecho do livro de Robert L. Leahy, Susan e uma mulher que luta constantemente com pensamentos "impuros". Ela teve uma educação católica e, em um momento de sua infância, levava as histórias sobre o diabo muito a sério.

 

Hoje, ela cuida de seus pensamentos de maneira ansiosa para que neles não apareça essa figura intimidatória. Além disso ela busca o número 66 em tudo e tenta desesperadamente não pensar no diabo e reza ave maria varias vezes para se distrair. Quanto mais ela utiliza desses meios para se livrar dos pensamentos indesejados e obsessões, mais fortes eles parecem ficar. Seus amigos não entendem como é isso; acham tudo muito estranho. E isso reforça seu sentimento de ser meio maluca.

Susan não está louca e não está tendo um colapso. Robert L. Leahy. Ela simplesmente tem um transtorno comum de ansiedade, o transtorno obsessivo- -compulsivo (TOC). Como acontece com muitas pessoas que têm esse problema, ela tem vergonha e esconde a maioria de seus sintomas.

De acordo com Aristides Volpato, especialista em transtorno obsessivo compulsivo, o TOC caracteriza-se por pensamentos, frases, palavras, cenas ou impulsos que invadem a consciência, involuntários ou impróprios, persistentes e recorrentes as obsessões, geralmente acompanhados de aflição ou medo e tentativas de ignorar, suprimir ou neutralizar esses pensamentos através da realização de atos repetitivos e estereotipados as compulsões ou rituais.

Para os especialistas brasileiros, o TOC recebe o nome também de transtorno de ansiedade. Sua classificação acompanha o medo extremo de objetos, animais e lugares, conhecido por fobias; a fobia de social, que abrange o medo de ter contato com as pessoas ou a exposição pública; o transtorno de pânico (ansiedade extrema, repulsa de voltar a um lugar em que um ataque de ansiedade já ocorreu); e a ansiedade generalizada.

A terapia que tem mostrado maior eficácia no tratamento do transtorno e a TCC a Terapia-Cognitivo Comportamental, que associada ao tratamento medicamentoso ajuda o portador a entender sua doença e a reconhecer suas obsessões e compulsões.

Agende agora!